Nutriente vital para nosso organismo, sintetizada na pele pela ação dos raios solares Ultravioleta B (UVB).
Também conhecida como colecalciferol, vai para a corrente sanguínea, e, para que seja ativada, essa molécula necessita ainda sofrer modificações em sua estrutura.
A primeira ocorre no fígado, forma mais abundante, pode ser dosada no sangue quando se deseja avaliar o status nutricional de uma pessoa.
A segunda modificação acontece nos rins quando uma pequena parcela circulante transforma-se em calcitriol, um hormônio poderoso, que tem efeitos sobre praticamente todas as células do organismo.
Na ausência desta substância, apenas 10% do cálcio ingerido é absorvido no intestino delgado. Se isso acontece, o cálcio no sangue cai, e esse processo estimula a secreção do hormônio da paratireóide, que retira cálcio dos ossos para que seus níveis no sangue voltem ao normal. Por esse motivo, na falta da vitamina D, os ossos acabam sofrendo uma desmineralização e tornam-se mais frágeis.
As fontes alimentares são bastante escassas, praticamente despresíveis. Alimentos especialmente ricos são peixes gordurosos de água fria, como o salmão, o atum, a cavalinha, o bacalhau, ovo, sardinha, fígado, queijo suíço e o melhor de todos, o sol com moderação.