Páginas

Postagens populares

domingo, 7 de agosto de 2011

Respeitando seu vizinho

A lei da boa vizinhança diz que o piso do seu apartamento é o teto do seu vizinho.
Administrar um condomínio, lidar com moradores de um prédio, que estão em suas casas, mas muitas vezes esquecem que precisam respeitar regras mínimas para não transformar  o lar dos outros em um inferno, é uma tarefa que exige muita paciência e bom senso.
O que é respeito? É o que se dá para depois pedir. É seguir normas internas de convivência, mas muitos ignoram essas regras. Barulho no apartamento, xingamentos ao porteiro, maneiras de vestir no interior dos elevadores, impropérios na discursão com o marido, etc e tal. Você vai querer se sentir parte de uma comunidade. Comunidades que somando seus moradores podem até eleger um vereador. Use o condomínio como umm balão de ensaio para se aproximar das pessoas, compartilhando interesses e experiências.
Dicas da boa vizinhança: Simpatia: apresentar-se a vizinhos que acabam de se mudar, é a melhor maneira de criar laços. Com educação: fique atento aos deslizes - os seus e os dos outros.
Só gentileza: Segurar o elevador se tiver alguém para subir é básico, embora muita gente tenha se esquecido disso. É cumprimentar a todos, não esquecer também dos zeladores.
Em silêncio: Não é preciso isolar acusticamente as dependências do apartamento. Apenas respeite o horário do silêncio. É festerê: Você vai adorar receber seus amigos. Convide seu visinho mais próximo caso vá fazer barulho até mais tarde. Se o agito não for todos os dias ele levará numa boa.
Sem calote: Tudo está nos trinques, pois pagar o condomínio em dia, evitando uma sobrecarga financeira aos condôminos, é a melhor maneira de ter fôlego para fazer melhorias no prédio.
Mais economia: Preservar os benefícios que forem de uso de todos: cuidar para manter em uso a área de lazer, não usar a água do prédio para lavar os carros.
Sem abuso: O porteiro é atento e educado - mas ninguém vai pedir para ele carregar aquele armário que está sendo trocado em seu horário de almoço. Ele é funcionário de todos.
Com presença: Reuniões objetivas e com roteiro economizam tempo e paciência. Participar das reuniões para depois não reclamar do que foi decidido em sua ausência é importante.
Portanto, Respeito é basicamente um exercício de humanidade.