A lei da boa vizinhança diz que o piso do seu apartamento é o teto do seu vizinho.
Sem calote: Tudo está nos trinques, pois pagar o condomínio em dia, evitando uma sobrecarga financeira aos condôminos, é a melhor maneira de ter fôlego para fazer melhorias no prédio.
Mais economia: Preservar os benefícios que forem de uso de todos: cuidar para manter em uso a área de lazer, não usar a água do prédio para lavar os carros.
Administrar um condomínio, lidar com moradores de um prédio, que estão em suas casas, mas muitas vezes esquecem que precisam respeitar regras mínimas para não transformar o lar dos outros em um inferno, é uma tarefa que exige muita paciência e bom senso.
O que é respeito? É o que se dá para depois pedir. É seguir normas internas de convivência, mas muitos ignoram essas regras. Barulho no apartamento, xingamentos ao porteiro, maneiras de vestir no interior dos elevadores, impropérios na discursão com o marido, etc e tal. Você vai querer se sentir parte de uma comunidade. Comunidades que somando seus moradores podem até eleger um vereador. Use o condomínio como umm balão de ensaio para se aproximar das pessoas, compartilhando interesses e experiências.
Dicas da boa vizinhança: Simpatia: apresentar-se a vizinhos que acabam de se mudar, é a melhor maneira de criar laços. Com educação: fique atento aos deslizes - os seus e os dos outros.Só gentileza: Segurar o elevador se tiver alguém para subir é básico, embora muita gente tenha se esquecido disso. É cumprimentar a todos, não esquecer também dos zeladores.
Em silêncio: Não é preciso isolar acusticamente as dependências do apartamento. Apenas respeite o horário do silêncio. É festerê: Você vai adorar receber seus amigos. Convide seu visinho mais próximo caso vá fazer barulho até mais tarde. Se o agito não for todos os dias ele levará numa boa.Sem calote: Tudo está nos trinques, pois pagar o condomínio em dia, evitando uma sobrecarga financeira aos condôminos, é a melhor maneira de ter fôlego para fazer melhorias no prédio.
Mais economia: Preservar os benefícios que forem de uso de todos: cuidar para manter em uso a área de lazer, não usar a água do prédio para lavar os carros.
Sem abuso: O porteiro é atento e educado - mas ninguém vai pedir para ele carregar aquele armário que está sendo trocado em seu horário de almoço. Ele é funcionário de todos.
Com presença: Reuniões objetivas e com roteiro economizam tempo e paciência. Participar das reuniões para depois não reclamar do que foi decidido em sua ausência é importante.
Portanto, Respeito é basicamente um exercício de humanidade.