Páginas

Postagens populares

terça-feira, 10 de maio de 2011

Carta da Mãe Natureza

Consumo compulsivo

O consumo compulsivo compromete o equilíbrio emocional e até o orçamento familiar. A ansiedade do consumista cresce diante da impossibilidade financeira de adquirir alguma coisa.
Cresce cada vez mais o número de pessoas que procuram ajuda psicológica para controlar o consumo exagerado, compulsivo.
O consumo pode funcionar para remediar carências, segundo o Professor Pani.
Situações nas quais as pessoas se sentem ansiosas e frágeis, são preenchidas por compras de algo, sem a menor consistência, sem necessidade,. apenas para pura satisfação do ego.
A diferença entre consumo e consumismo é que o consumo é tudo que é necessário para sobreviver. Já o consumismo é tudo aquilo em que pessoas gastam tudo o que têm em produtos supérfluos,provocado por influência de terceiros, ou para resolver um problema íntimo, tais como, "afastar" a tristeza, a melancolia.O consumismo exagerado até pode gerar violência, pois pessoas existem que cometem roubos não por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condição de adquiri-lo.
Podemos ver o consumismo também em crianças, responsável pelo aparecimento de inúmeros problemas, entre eles a obesidade. Será que o fato de pais que trabalham fora o dia inteiro, deixa as crianças tensas e estressadas?
Para suprir essa ausência os pais entopem as crianças de balas, sorvetes, fast food e tudo mais.Nada contra o consumismo, desde que seja na medida certa e com consciência